Saiba mais sobre o Fundo Garantidor do Cooperativismo – FGCoop.

Abrir conta em uma cooperativa financeira é um bom negócio? Investir com uma cooperativa é seguro? Fazer financiamento com cooperativa de crédito é garantido? Sim! Agora, entenda por quê:

Talvez você já saiba que as cooperativas de crédito (ou cooperativas financeiras) são instituições que oferecem serviços e produtos financeiros similares aos de bancos comuns (contas PF e PJ, poupança, pagamentos, empréstimos, investimentos, etc.).

Mas há quem se pergunte sobre a segurança de administrar o seu dinheiro em uma cooperativa financeira, afinal, essas instituições são mantidas pelos próprios associados (que são, ao mesmo tempo, donos e clientes do negócio). Então, o que garante, por exemplo, a segurança dos depositantes em caso de liquidação da instituição? O FGCoop.

FGCoop é o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, similar ao Fundo Garantidor do Crédito (FGC) dos bancos tradicionais. Um fundo garantidor único para todas as cooperativas financeiras do Brasil, que protege depositantes e investidores cooperados com garantia de até R$ 250 mil por CPF.

Entenda melhor sobre o FGCoop e descubra outros diferenciais que tornam as cooperativas financeiras mais seguras:

Quais créditos são garantidos pelo FGCoop?

De acordo com o site do FGCoop, o fundo garante:

  • depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;
  • depósitos de poupança;
  • depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado (como os RDCs)
  • depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques, destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares;
  • letras de câmbio;
  • letras imobiliárias;
  • letras hipotecárias;
  • letras de crédito imobiliário (LCI);
  • letras de crédito do agronegócio (LCA);
  • operações compromissadas que têm como objeto títulos após 08.03.2012 por empresa ligada.

Como funciona essa garantia de créditos?

O FGCoop entrou em funcionamento em 2014. Desde então, todas as cooperativas de crédito captadoras de depósitos do país e todos os bancos cooperativos tiveram a oportunidade de associar-se ao Fundo, passando a contribuir mensalmente com essa garantia aos seus associados.

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito atua preventivamente, monitorando o desempenho das cooperativas e também, em última instância, no caso de intervenção ou liquidação de uma das cooperativas financeiras associadas.

Se isso vier a ocorrer, primeiro são somados todos os créditos de cada credor identificado naquela cooperativa pelo seu CPF ou CNPJ. Após essa apuração, o FGCoop é informado sobre os valores a restituir aos cooperados e tem até 30 dias (a contar desse informe) para realizar o pagamento dos créditos relativos aos depósitos garantidos pelo Fundo.

Ou seja, o FGCoop (assim como o FGC) é uma garantia de segurança e credibilidade. Só que, além disso, nas cooperativas financeiras há outros diferenciais que asseguram os associados. Veja só:

Além do FGCoop, o que mais assegura as cooperativas?

Diferente dos bancos tradicionais, as cooperativas financeiras não visam à geração de lucro para um grupo de acionistas. O que as instituições cooperativas buscam é atender às necessidades dos associados e gerar benefícios para todos.

Por isso, nas cooperativas de crédito, a destinação dos resultados financeiros também é diferente dos bancos. Quando as cooperativas têm resultados positivos, elas não geram lucros, geram sobras, que são distribuídas entre todos os associados conforme suas participações na instituição.

Além da participação econômica na cooperativa, os associados também têm participação nas decisões da instituição, com direito igualitário de voto nas Assembleias Gerais. Assim, podem acompanhar de perto as políticas da cooperativa e opinar sobre elas.

Portanto, escolher associar-se a uma cooperativa de crédito pode, sim, ser um bom negócio, com garantia de segurança e muitas outras vantagens na hora de administrar o seu dinheiro.

Um vídeo para esclarecer ainda mais:

Assista ao vídeo institucional do FGCoop e entenda melhor as vantagens do cooperativismo para você.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

No Sicoob Credpit cooperar dá sorte! Não fique de fora dessa! Participe conosco.

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br