Em mais uma ação do Projeto Difusão do Cooperativismo nas Escolas, o Sicoob Credpit promoveu no dia 17 de novembro de 2018 a Feira Empreendedorismo nas Escolas em parceria com as escolas públicas de Pitangui e Conceição do Pará, contando com a participação de 10 (dez) escolas.

Esse evento contou ainda com a participação fundamental do Sebrae MG, através do JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos – que, com parceria firmada com o Sicoob Credpit, capacitou 30 professores das escolas participantes da feira, para aplicarem o empreendedorismo dentro das disciplinas curriculares, ou seja, os alunos têm lições empreendedoras juntamente com a matemática, ciências, biologia e demais disciplinas escolares. E a feira objetivou apresentar um pouco dos resultados alcançados pelos alunos nesse primeiro ano de implementação do JEPP.

E para apoiar as atividades em sala de aula, diversas palestras foram realizadas nas escolas em complemento ao treinamento do Sebrae.

A Feira

A feira aconteceu na Praça Plínio Malachias, em Pitangui, por apenas 4 horas, no horário de 7:30 às 11:30 h.
Cada escola desenvolveu e apresentou até 05 produtos ou serviços, estabelecendo um valor de comercialização para cada um deles. O Sicoob Credpit coordenou esse trabalho e os avaliou através de uma Comissão Julgadora com base nos seguintes critérios:

  1. Desempenho do produto;
  2. Avaliação do Processo Produtivo com informações também de custos, fabricação, vendas;
  3. Apresentação dos produtos para o público;
  4. % de Faturamento obtido (Valor arrecadado / Valor programado).

O número de participantes de cada escola limitou-se a 08 alunos, 04 professores e a diretora.

Faturamento

Os produtos foram oferecidos e vendidos à comunidade, sendo que algumas escolas conseguiram vender tudo o que levaram. O valor total arrecadado foi R$ 5.325,50 pelas vendas realizadas. Esse recurso será aplicado nas escolas para benefício dos próprios alunos.

Muito mais do que o montante faturado, o maior benefício está na integração das escolas, alunos e comunidade que puderam comprovar que as iniciativas cooperativas, que visam o bem comum, são verdadeiramente o melhor caminho para a construção e o desenvolvimento de uma comunidade mais justa e igualitária.

Além disso, a aplicação da metodologia do JEPP nas escolas proporciona um enriquecimento cultural gigantesco voltado para a prática do empreendedorismo, estabelecendo novos conceitos, oferecendo oportunidades efetivas para os alunos e dando-lhes condições para se tornarem empreendedores de sucesso.

Participação popular

Centenas de pessoas passaram pela feira e se admiraram com o que ali encontraram. A aprovação do evento foi unânime por parte da comunidade e participantes, elogiando os alunos, professores, diretores, escolas e a própria iniciativa do Sicoob Credpit, que foi coordenado por Heleno Severino, Licínio Filho e Carlos Santos.

Muitos funcionários do Sicoob Credpit participaram dos preparativos e do funcionamento da feira, seja no caixa, na comissão julgadora e nos trabalhos de montagem, vigilância e serviços auxiliares.

E, naquela oportunidade, o Sicoob Credpit ainda doou um exemplar do livro “O TURISMO EM PITANGUI”, do autor pitanguiense, Leonardo Morato, para cada escola.

Parabenizamos, mais uma vez, a todos aqueles que se empenharam para o sucesso desse evento. E aguardaremos ansiosos pelos próximos.

Confira imagens do evento:

 

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br