Saiba mais sobre a comemoração do Dia C, o Dia de Cooperar 2021.

 

Está chegando o Dia C 2021 – o Dia de Cooperar. Uma data em que se celebram diversos eventos por todo o país, colocando em prática a essência do cooperativismo, com ações e projetos de educação, cultura, saúde, esporte, lazer e assistência social. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), no ano passado, 137 mil voluntários de 2.200 coops nacionais participaram do Dia C com ações diretas em quase 1.400 municípios brasileiros, atingindo a 7,8 milhões de pessoas em total.É claro que, devido à pandemia de coronavírus, muitas dessas ações foram realizadas de maneira digital. Mas isso não impediu as cooperativas de seguirem demonstrando o seu interesse pelas comunidades.

E este ano, a expectativa é que essa celebração massiva do cooperativismo seja ainda maior, já que em 2021 comemoram-se os 12 anos do Dia C. Como de costume, a festa culmina no primeiro sábado de julho; este ano no dia 03/07. Mas os preparativos para o Dia de Cooperar já começaram e alguns projetos já estão em andamento. Veja só:

Live de Lançamento

No dia 22 de fevereiro, o Sistema OCB promoveu a live de lançamento do Dia C 2021, com a participação de centenas de cooperados e membros de instituições cooperativistas nacionais.

Para começar, a apresentadora Gisele James e o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, fizeram um resumo sobre o histórico do Dia C ao longo desses 12 anos e comentaram sobre a mobilização geral das cooperativas brasileiras no ano passado, para ajudar cooperados e comunidades a enfrentarem a pandemia e seus efeitos.

Em seguida – após a apresentação do vídeo da campanha do Dia C 2021 – Renato Nobile (superintendente do Sistema OCB), Geane Ferreira (gerente de desenvolvimento humano em cooperativas do Sescoop), Francisco Teixeira (consultor e palestrante da Fundação Nacional da Qualidade) e Ieva Lazareviciute (assessora de desenvolvimento territorial do PNUD) fizeram uma mesa-redonda para inspirar as cooperativas brasileiras, debatendo ideias e sugestões de ações contínuas e outros projetos que podem ser realizados pelas coops neste ano.

Vale a pena conferir esta live cheia de dicas e conhecimento.

Tema 2021: Reconstruir melhor juntos

Celebrado desde 2009, o Dia C coincide com o Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas, o CoopsDay, que, anualmente, tem um tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Em coerência com o contexto vivido por todo o mundo, o tema do CoopsDay 2021 é “Reconstruir melhor juntos”.

O diretor geral da ACI, Bruno Roelants, comenta:

“No último ano, testemunhamos como o modelo cooperativo tem trabalhado pelo bem-estar das pessoas e pelo respeito ao planeta, ressaltando o quê o movimento cooperativo representa. De fato, reconstruiremos melhor juntos e estou confiante de que veremos muitas histórias de como o movimento cooperativo pode ajudar as comunidades a se fortalecerem no mundo pós-pandêmico.”

Corroborando o comentário de Roelants, vale a pena lembrar que, desde o início da pandemia, as cooperativas brasileiras engajaram-se na realização das mais diversas ações: promovendo doações de produtos médicos e sanitários, assim como de alimentos, roupas e outros itens de necessidade básica; realizando campanhas de apoio a pequenos comerciantes e outros negócios locais; desenvolvendo projetos de recuperação e melhoria meio ambiental, etc.

Em um chamado para que as coops nacionais celebrem o Dia C 2021 de forma ainda mais unida e ativa, Márcio Lopes de Freitas comenta:

“Eu queria estimular cada cooperativa, cada funcionário de cooperativa, cada dirigente, a – do seu jeito, dentro das suas possibilidades – fazer uma ação do Dia C, mesmo que essa ação seja singela, seja local, seja regional, mas tome uma atitude de cidadania no Dia C”, orienta o presidente do Sistema OCB, firmado na ideia de que atitudes simples movem o mundo – como diz o próprio slogan do Dia C.

Bons exemplos para 2021

No âmbito do Dia C, as cooperativas brasileiras podem envolver-ser tanto em projetos contínuos quanto em ações pontuais.

Em referência ao primeiro caso, vale destacar a campanha Cooperar pela Vida – conduzida pelo Sistema OCB/TO, reunindo ações de várias coops da região – que transforma a realidade de mais de 800 pessoas a cada ano.

Entre 2019 e 2020, por exemplo, a campanha contribuiu para a construção do Hospital do Amor, em Palmas, uma filial da instituição oncológica de Barretos, que é considerada como um dos melhores centros especializados no tratamento de câncer no Brasil e na América do Sul.

Outro bom exemplo de ações para o Dia C 2021 – em coerência com o tema “Reconstruir melhor juntos” – vem do Instituto Sicoob SC/RS, que está arrecadando alimentos e agasalhos para doar a instituições beneficentes parceiras e famílias em situação de vulnerabilidade social, com apoio orientativo do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada município.

A campanha de arrecadação já ganhou, inclusive, um nome e um hotsite: Abraça Sicoob, e todos que desejarem podem contribuir, levando suas doações a uma das agências do Sicoob SC/RS.

Para iniciar as comemorações do Dia C 2021, o Instituto Sicoob ainda está planejando realizar uma live especial de abertura – com a apresentação da companhia de teatro Sou Arte. Vale esclarecer que o Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável integra o sistema de cooperativas financeiras Sicoob – um dos maiores do país – e tem como objetivo difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Para tanto, essa instituição atua em todo o território nacional com projetos e ações contínuos e pontuais, beneficiando a milhares de brasileiros durante todo o ano.

Vale esclarecer que o Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável integra o sistema de cooperativas financeiras Sicoob – um dos maiores do país – e tem como objetivo difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Para tanto, essa instituição atua em todo o território nacional com projetos e ações contínuos e pontuais, beneficiando a milhares de brasileiros durante todo o ano.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

Blog Sicoob Credpit

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *