DIA C – Ações que constroem e transformam vidas

Figura1

Ser cooperativista é muito mais do que fazer parte de uma cooperativa. É quase um estado de espírito, capaz de nos fazer enxergar o mundo de forma bastante particular. É buscar o justo, sem abrir mão da ambição. É querer crescer, sim, e muito. Porém, sem passar por cima de valores como a ética, a confiança e a honestidade. É encontrar um caminho para se ter uma boa renda, sem abrir mão da felicidade.

Todo esse espírito de união pela felicidade comum provoca, instintivamente, a vontade de fazer o bem, de mudar para melhor. As cooperativas têm esse poder de contribuir tanto no aspecto econômico quanto no social e no ambiental, em todas as comunidades onde estão presentes. E o Dia C é exatamente isso: uma experiência que traz os valores do cooperativismo e promove a construção de novos conceitos e referenciais na vida de milhões de pessoas, gerando verdadeiras transformações sociais.

O que é o DIA C

O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 de um projeto inovador do Sistema Ocemg, com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias. Rapidamente, ganhou a simpatia de diversas cooperativas, que passaram a apoiar e desenvolvê-lo anualmente. Hoje, o Dia C já é um grande programa nacional impulsionado pelo Sistema OCB, fazendo parte da agenda estratégica do segmento.

A ideia é que ao longo do ano, as cooperativas, apoiadas pelas unidades estaduais do Sistema OCB, promovam ações voluntárias transformadoras em prol de suas comunidades. O grande desafio? Tornar essas ações verdadeiros projetos continuados, gerando benefícios constantes para as comunidades onde as cooperativas estão inseridas. No dia que chamamos de “Dia de Celebração”, realiza-se simultaneamente em todo o país a grande comemoração dos resultados: momento de aproximação com a comunidade, de dar visibilidade a esses trabalhos e que marca a consolidação de uma grande rede cooperativista de voluntariado.

Projeto Mosquito Zero

Super Zero e MostaquitoOs parágrafos anteriores fazem parte das diretrizes do Projeto DIA C elaborado pelo Sistema OCEMG e distribuído às cooperativas.

Com base nessas orientações, o Sicoob Credpit abraçou novamente essa nobre causa em parceria com as Secretarias de Saúde das cidades de Pitangui, Leandro Ferreira e Conceição do Pará e com todas as escolas da rede de ensino das respectivas cidades para a realização do projeto.

A equipe do Sicoob Credpit criou o Projeto Mosquito Zero em razão da gravidade do problema de proliferação das doenças transmitidas pelo perigoso mosquito Aedes Aegypit.

Contando com a colaboração de alguns alunos que deram nomes aos heróis de uma divertida história em quadrinhos que foi distribuída durante as palestras realizadas, as crianças se encantaram com o desempenho do SUPER ZERO e seu fiel ajudante MOSTAQUITO! Na história, os heróis tratam do assunto de forma clara e objetiva e dão importantes dicas para o combate e a vigilância permanente contra o mosquito.

As palestras realizadas nas escolas contaram com a importante colaboração de médicos e especialistas em epidemiologia sendo também distribuídos outros materiais educativos sobre o assunto.

Uma campanha de sucesso

Faz-se necessário destacar que o engajamento de diretores, professores e alunos à proposta do Projeto Mosquito Zero foi impressionante! As escolas preparam peças teatrais, brincadeiras e desfiles que elevaram a percepção de todos sobre a gravidade do assunto. Os alunos acabaram por se tornar vigilantes atuantes no combate ao mosquito, ensinado inteligentemente as dicas do SUPER ZERO e MOSTAQUITO para familiares, amigos e vizinhos.

Todo esse engajamento na Campanha do DIA C 2016 foi externalizado numa linda confraternização de encerramento realizado no último dia 2 julho, na Praça Plínio Malachias em Pitangui, com desfile e apresentações artísticas maravilhosas protagonizadas brilhantemente pelos alunos das escolas parceiras.

Figura1

Nesse momento, o Sicoob Credpit agradece mais uma vez a todos que colaboraram para tornar o projeto do DIA C 2016 no sucesso que se tornou. Parabéns aos diretores e professores e, principalmente, a todos os alunos que se empenharam e demonstraram que com dedicação e cooperação podemos sim acreditar num mundo melhor para se viver!

Confira mais imagens das ações do DIA C 2016 desenvolvidas pelo Sicoob Credpit e seus parceiros.

Encerramento – 02 de julho de 2016

 

CAIC – PITANGUI

 

E.E. Gustavo Capanema – Pitangui

 

APAE – Leandro Ferreira

 

Bom Jesus do Oeste – Conceição do Pará

 

Centro Educacional Prof. Francisco Saldanha – Pitangui

 

CMEI  – Leandro Ferreira

 

E. E. Dr. Isauro Epifânio – Conceição do Pará

 

E. E. Dr. Jacinto Álvares – Pitangui

 

E. E. Francisca Campos Guimarães – Pitangui

 

E. E. Monsenhor Arthur de Oliveira – Pitangui

 

E. E. Padre Joaquim Xavier Lopes Cançado – Pitangui

 

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br