A iniciativa busca ensinar e disseminar os benefícios da cultura cooperativista.

Sicoob Credpit - Cooperativismo na escola

Uma sociedade mais justa e participativa se constrói através da cooperação, conceito básico para a sobrevivência e evolução da humanidade. Ninguém vive sozinho, todos dependemos de outras pessoas, do nascimento até a morte. E essa condição de interdependência e do relacionamento humano também nos proporciona condições de desenvolvermos ações solidárias e colaborativas que beneficiem toda a comunidade.

Neste sentido, o cooperativismo se apresenta como uma alternativa de organização e desenvolvimento justos e colaborativos para o bem de toda a sociedade, pois se baseia na organização social das pessoas em torno de necessidades comuns.

As cooperativas se baseiam em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. O cooperativismo nasceu no final do século 19, na Inglaterra dos tempos da Revolução Industrial, quando 28 tecelões se uniram para fundar uma sociedade com uma visão diferente de mercado. Ela buscava ser uma alternativa econômica ao capitalismo acelerado da época, que causava aumento exagerado nos preços, desemprego e jornadas de trabalho cansativas para mulheres e crianças. Com o passar dos anos, mais pessoas foram aderindo, e a noção de cooperativismo foi se adaptando aos novos tempos. A essência, no entanto, continua a mesma. De acordo com a definição proposta pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. É uma cultura baseada na solidariedade, confiança e na ação coletiva.

E por valorizar seus efeitos na sociedade é que a direção do Sicoob Credpit está propondo incluir a disciplina do COOPERATIVISMO no currículo escolar na rede estadual e municipal. Para tanto, convidou professores, diretores e membros das diretorias das secretarias estaduais e municipais de educação para apresentar seu programa COOPERATIVISMO NA ESCOLA, no último dia 12 de novembro no salão da ACE / CDL de Pitangui, tendo comparecido um grande número de interessados.

Educar para cooperar. Cooperar para crescer.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credpit, Antônio José de Freitas (Procópio), apresentou a proposta do programa COOPERATIVISMO NA ESCOLA como uma forma de difundir a cultura cooperativista na sociedade para que suas ações possam gerar mais benefícios a todas as pessoas, reconhecendo que as escolas têm papel fundamental na formação dos seres humanos e, portanto, podemos esperar que seus resultados sejam integrados em nossa cultura.

sicoob-credpit-cooperativismo-na-escola-14

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credpit, Antônio José de Freitas (Procópio), apresentou o programa.

Disse ainda que o objetivo inicial é fazer com que os alunos aprendam sobre o cooperativismo, seus princípios e valores, aplicando os conhecimentos adquiridos na escola, em família e na sociedade, como forma de melhorar os relacionamentos e fazer com que aprendam a trabalhar e valorizar os esforços em conjunto para que todos possam se beneficiar dos resultados.

Em seguida, o Prof. Geraldo Magela da Silva, que é Conselheiro Diretor do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG), proferiu a palestra “O PODER DO COOPERATIVISMO NA ATUALIDADE”, destacando os resultados positivos para a comunidade através de ações colaborativas.

sicoob-credpit-cooperativismo-na-escola-4

Prof. Geraldo Magela da Silva

Com o tema “EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA, EMPREENDEDORA E FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR”, o Prof. Inocêncio Magela de Oliveira, que é consultor do SEBRAE, professor na Faculdade Dom Cabral e diretor da Dialétika Fenômenos Organizacionais, discorreu sobre a influência da cultura cooperativa nas comunidades e a importância de essa estar na grade curricular das escolas, apoiando desde cedo o desenvolvimento das pessoas e a conscientização sobre o valor de atitudes colaborativas em benefício de todos.

sicoob-credpit-cooperativismo-na-escola-20

Prof. Inocêncio Magela de Oliveira

 

Ao final, os presentes reconheceram a importância dessa iniciativa do Sicoob Credpit e demonstraram muita motivação para dar prosseguimento ao programa proposto.

Confira mais imagens do evento

 

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br