Preparar uma estratégia para o próximo ano é tarefa mais urgente do que nunca. Copa do Mundo e eleições vêm incrementar um contexto de inflação e juros altos. Portanto, faça as perguntas certas e planeje-se!

Em menos de três meses, o ano de 2014 terá início. Isso significa que o empreendedor tem no máximo três meses para decidir qual será a sua estratégia… E é melhor você ter uma, pois 2014 não será fácil. As notícias são de que a inflação vai persistir, os juros permanecerão altos, continuará sendo complicado contratar mão de obra qualificada, os custos vão crescer ainda mais e será muito difícil crescer de forma acelerada aumentando os preços. Sem esquecer que teremos ainda a Copa do Mundo e as eleições. Diante deste cenário, você já sabe o que vai fazer?

Afinal, sem um plano, as chances diminuem… Qual é o seu? Que oportunidades estão abertas no mercado? Onde estão os nichos que não vão sofrer tanto e que devem ser o seu foco? Quem mais vai precisar de você em 2014? O que é preciso aprender? Que erros tem de corrigir? Qual é o melhor investimento que pode fazer? Como você vai financiar as iniciativas? Onde estará sua atenção, afinal?

São muitas as perguntas… Elas fazem sentido para você? Quais seriam as perguntas certas, então? Sejam quais forem elas, se você quer que 2014 tenha 12 meses, está na hora de formulá-las. Se deixar para o início do ano, já estará perdendo um tempo precioso… Aquele que você não tem!

Crescer de forma acelerada em uma conjuntura adversa requer inteligência. Requer uma estratégia que respeite as oportunidades do mercado e a capacidade de execução da empresa. Ou você vai se enrolar para botar ela de pé. Tem que ser executável pelas pessoas que você tem e deve aproveitar os pontos fortes da sua operação. Ao mesmo tempo, precisa surpreender clientes e competidores. Para fazer você sair na frente.

Um bom plano é aquele que escolhe a direção correta, aponta a empresa em direção a ela, alinha e sincroniza os esforços na direção escolhida e otimiza os recursos existentes.Mas isso ainda não é suficiente. Além de ser tecnicamente bem construído, um bom plano precisa ser também empolgante, gerar entusiasmo entre os executivos, funcionários e investidores. Excitação e vontade de fazer. Engaja mentes e corações. E, desta forma, aumenta suas chances de sucesso.

Construir um plano com essas características não é tarefa para amadores.Requer técnica e estudo. Um dos erros que mais observo entre os empreendedores é achar que, como conhecem a direção para onde vão, sabem também como desenhar o plano e conquistar a motivação das pessoas. E isso nem sempre é verdade.

E você? Como vai construir seu plano para 2014? Vai improvisar ou usar este momento para saltar na frente, surpreender a concorrência e encantar os seus clientes? Se 2014 será apenas mais um ano ou o ano que definirá o sucesso da sua empresa é algo que está nas suas mãos!

Fonte: Endeavor

 

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