Figura1

As cooperativas financeiras (também chamadas cooperativas de crédito) oferecem produtos e serviços financeiros similares aos de bancos comuns, como contas PJ e PF, linhas de crédito, cartões, investimentos, etc.

Porém, diferente dos bancos, as instituições cooperativas não visam o lucro, mas, o benefício de todos os seus associados.

Ou seja, o próprio objetivo da cooperativa já é oferecer vantagens aos cooperados. E as cooperativas financeiras fazem isso cobrando taxas e juros menores, oferecendo bons resultados para seus associados e um atendimento diferenciado, entre outros benefícios.

No caso específico das empresas que desejem associar-se a cooperativas de crédito, há algumas vantagens que vale a pena comentar:

Maior facilidade na obtenção de empréstimo

De acordo com pesquisa do Sebrae divulgada em 2013, entre os Microempreendedores Individuais que buscavam empréstimo, 79% conseguiu obtê-lo em cooperativas de crédito, enquanto a proporção nos bancos privados foi de 62% e, nos bancos públicos, 50%.

Uma explicação para isso é que, os cooperados (que seriam só clientes em um banco comum) em uma cooperativa, são associados da instituição. Assim, existe uma relação de confiabilidade maior na hora de obter crédito. Afinal, o associado tem participação econômica e deliberativa na cooperativa. É realmente um dos donos. Pode receber sobras e participar das decisões da instituição.

Para associar-se a uma cooperativa financeira e começar a ter vantagens como essas, os profissionais liberais podem procurar as cooperativas ligadas a órgãos de classe e sindicatos. No caso de profissionais com carteira assinada, pode-se verificar se a empresa já possui convênio com alguma cooperativa ou, ainda, procurar por uma cooperativa de livre-admissão.

Sendo associado de uma cooperativa, fica muito mais fácil conseguir crédito. E mais barato também. Confira a seguir.

Linhas de crédito até 50% mais baratas

A jornalista e influenciadora digital Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe, abriu recentemente uma conta como pessoa jurídica no maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob.

Quando questionada, a empresária explicou que escolheu a conta PJ do Sicoob pois a instituição chega a cobrar até 50% menos do que a média do mercado pelas linhas de crédito para empreendedores.

“Estou muito feliz porque minha empresa não paga mais cesta de serviços nem TED e DOC”, complementou Nathalia.

E o caso da influenciadora não é exclusivo, haja vista as taxas cobradas pela instituição. Enquanto, em bancos comuns, o custo do capital de giro é de 2,1% ao mês, o Sicoob cobra 1,7%. No cartão de crédito parcelado, o mercado cobra 146,7% anualmente, enquanto no Sicoob essa taxa é de 59,7%. Já no cheque especial, a média de juros do mercado é de 13% ao mês e no Sicoob esses juros caem para 5% ao mês.

No caso das pessoas jurídicas, conseguir taxas menores pode fazer toda a diferença no sucesso dos negócios. Portanto, considerar abrir uma conta PJ em uma cooperativa financeira pode ser uma boa solução. E há facilidades para isso. Veja só:

Pontos de atendimento e serviços online

Segundo dados do Banco Central, as cooperativas de crédito já possuem a segunda maior rede de atendimento do país. E esse crescimento continua.

Enquanto os bancos tradicionais de varejo fecharam quase 1,5 mil pontos de atendimento em 2017, só o Sicoob – maior sistema de cooperativas financeiras do país – criou 165 novos pontos/agências entre 2016 e 2017, totalizando quase 2.700 pontos de atendimento.

Além disso, grandes cooperativas, como o Sicoob, também costumam oferecer aos seus cooperados acesso por Internet Banking e por Mobile Banking, além de aplicativos para uso em dispositivos móveis e outras facilidades online.

O Sicoob ainda merece destaque por disponibilizar gratuitamente um aplicativo online de livre acesso para todos que quiserem controlar melhor suas finanças, o Sicoob Minhas Finanças (na Google Play ou na App Store).

Sobras compartilhadas: mais resultados para sua empresa

Além das facilidades no atendimento e na obtenção de crédito, as cooperativas ainda contam com uma vantagem exclusiva: os cooperados podem receber parte das sobras, caso a cooperativa tenha resultados positivos.

Afinal, os associados têm participação econômica na instituição. Por isso, quanto mais operações realizam com a cooperativa, mais incentivam a instituição e melhores podem ser seus resultados.

Por isso também é importante procurar instituições confiáveis, informando-se sobre a cooperativa e conhecendo seu estatuto antes de associar-se.

De toda forma, considerar instituições cooperativas pode ser uma ótima dica para empresários e empreendedores conseguirem mais vantagens para o seu negócio.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

BannerSite_CreditoGeral_1920x716px_SemLogo (1)

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br