3 dicas essenciais para economizar com as operações financeiras da sua empresa.

Figura10

Reduzir custos é um dos principais objetivos da maioria dos gestores de empresas de todos os portes. Em Micro ou Pequenas Empresas, essa demanda costuma ser ainda mais importante. Por isso, é preciso ficar atento a despesas de todos os tipos, inclusive as bancárias.

Uma transferência aqui, um pagamento ali, saques, extratos, boletos, etc. Os produtos e serviços bancários podem até ter custos baixos, se vistos individualmente. Mas somando todas as operações financeiras realizadas por uma empresa, o custo total pode ser significativo.

Vejamos, então, algumas dicas essenciais para reduzir os custos bancários de Micro e Pequenas Empresas:

Avalie abrir uma conta PJ

Como as contas bancárias para pessoas físicas costumam ter taxas menores, muitos pequenos empresários acabam caindo na tentação de misturar as contas da empresa com as finanças pessoais, o que, normalmente, leva a um descontrole financeiro.

Portanto, abrir uma conta PJ, exclusiva para as finanças da empresa, pode ser uma boa opção para separar o orçamento pessoal do empresarial e administrar melhor as despesas e receitas específicas do seu negócio.

Além disso, o analista do Sebrae, Marcelo Barroso, comenta que: “apesar de as contas bancárias específicas para pessoas jurídicas (PJ) apresentarem valores um pouco mais altos do que as de pessoas físicas (PF), elas compensam em relação aos serviços mais amplos, às concessões de crédito mais vantajosas, às taxas mais baixas e ao acesso a produtos financeiros específicos para a pessoa jurídicas, que não são disponibilizados para pessoa física”.

O professor Nelson Beltrani, da Faculdade Fipecafi, ainda relembra que: “Em algum momento, a contabilidade precisará da demonstração financeira da empresa para as declarações de impostos. E a mistura das contas prejudicará esse preenchimento”.

Então, investir na abertura de uma conta PJ pode ser um importante passo para a melhor administração das finanças da sua empresa.

Mas, para reduzir os custos bancários, faça uma boa pesquisa e compare bem as tarifas cobradas e os serviços oferecidos por cada instituição financeira antes de abrir sua conta PJ.

Considere as Cooperativas Financeiras como opção

Para reduzir os custos bancários, inclua em sua pesquisa de instituições financeiras, as cooperativas de crédito. Essas instituições também são parte do Sistema Financeiro Nacional e costumam oferecer os mesmos produtos e serviços financeiros que bancos comuns, só que com taxas e juros bem menores.

Afinal, as cooperativas não visam o lucro e, sim, o benefício de todos os associados. Aliás, para ter acesso aos produtos e serviços da cooperativa, é preciso associar-se, adquirindo pelo menos uma cota-parte do negócio.

A partir daí, todos os associados têm os mesmos direitos e deveres, independente do seu capital, com iguais poderes de participar da gestão da cooperativa, que é feita democraticamente (um voto por pessoa).

Ou seja, em uma cooperativa você pode abrir sua conta PJ com taxas de serviço a preço de custo e juros baixos; têm melhor controle das suas finanças e de todo o processo de gestão; e como um dos associados, ainda pode participar da divisão das sobras, se houver.

Com tarifas menores, controle democrático e melhores previsões de rendimento, as cooperativas financeiras são uma forte opção para quem deseja reduzir custos bancários.

Mantenha um atento controle financeiro

Ter disciplina para acompanhar com atenção e frequência as finanças da sua empresa é essencial para a melhor administração do seu negócio. E isso também inclui suas despesas bancárias.

Fique atento a todos os serviços oferecidos pela sua instituição financeira e ao valor de todos eles: quantidade de saques e transferências mensais sem cobrança, taxas para outras transferências, tarifas para emissão de boletos, entre outros serviços como holerite eletrônico, custódia de cheques, conciliação bancária, operações de câmbio, pagamentos mensais, disponibilidade de linhas de crédito, etc.

Confira sempre se os custos bancários que está tendo correspondem a benefícios realmente utilizados. Se for o caso, tente negociar com o seu banco as taxas e tarifas, usando sempre a competitividade entre as instituições financeiras a seu favor. Se julgar interessante, avalie a troca de instituição financeira por outra que lhe ofereça mais vantagens.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

No Sicoob Credpit cooperar dá sorte! Não fique de fora dessa! Participe conosco.

SMSC-2018-BANNER-SITE-1920x716px

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br