Primeiro emprego: como administrar meu dinheiro?

Figura1

O primeiro emprego chega sempre rodeado de muita expectativa. Termina a era da mesada e entra em jogo uma nova fase de responsabilidades, onde o importante é encontrar equilíbrio entre estudos, carreira e gestão das finanças pessoais.

Crie o hábito de guardar dinheiro
A vantagem para quem está começando a gerir o orçamento pessoal é a ausência de hábitos negativos para o bolso. Um erro muito comum, por exemplo, é apenas poupar o que sobra no final do mês.

A poupança precisa ser vista como uma conta comum, que deve ser paga todos os meses e, preferencialmente, sempre na mesma data, logo após o pagamento do salário. O ideal é investir de 10% a 15% da renda mensal.

Planilha de orçamento pessoal para controlar seu dinheiro
O restante do salário poderá ser destinado às necessidades pessoais, como a mensalidade da faculdade, despesas do lar, lazer, viagens etc.

Organize os pagamentos e defina o vencimento das contas, de acordo com a data de pagamento do salário. Evite ao máximo o dinheiro parado na conta, pois você poderá facilmente gastá-lo com despesas não planejadas.

Independência financeira
A primeira oportunidade profissional costuma ser um grande passo à independência financeira. Isto significa que o momento pode funcionar como uma fase de teste experimental para a vida adulta.

Por mais que a família não faça cobranças, assumir todas as despesas pessoais ou alguma conta da casa gera o senso de compromisso. No futuro, na hora da decisão de sair de casa, algumas das principais dificuldades já terão sido superadas.

Aplicativo para gerenciamento financeiro pessoal
O mundo digital é um grande aliado neste momento. Existem aplicativos com interface com diversos bancos e que permitem um gerenciamento financeiro, para que você observe, de perto, de tudo o que é gasto no dia a dia.

Não se esqueça da premissa básica: nunca gaste mais do que você ganha. Parece óbvio, mas sem um controle efetivo e detalhado das suas despesas, fica fácil acabar se endividando mais do que o esperado.

Fonte: Finanças Práticas

 

Sicoob Credpit - Conta Universitaria Cooperativa (1)