É comum que muitos estudantes saiam da casa dos pais quando chegam ao ensino superior, pela localização da universidade ou apenas pela busca da independência.

Figura1

A nova experiência pode parecer emocionante no primeiro momento, uma verdadeira aventura. No entanto, para que seja bem-sucedida, é importante que seja planejada com antecedência. Isso inclui a revisão do orçamento familiar e uma lista completa de suas necessidades na nova moradia.

É importante que seus pais pensem nisso junto com você, aliando experiência de vida e conhecimento de finanças à nova etapa.

Onde morar?
Você tem perfil para morar em grupo? Os custos são muito menores neste caso, morando em uma república ou, ao menos, encontrando um ou dois colegas para dividirem as despesas.

Vai morar em casa ou em apartamento? Afinal, além do aluguel, deverá contar com os custos do condomínio e outras despesas, como água, luz, gás etc.

Transporte
A universidade fica perto do “novo lar”? Como irá para a faculdade? Quando irá gastar com transporte neste caso?

Alimentação
É bom de culinária ou vai precisar comprar tudo pronto? Há restaurantes perto de casa? Sua mãe pode lhe preparar congelados para a semana? Quem fará as compras de supermercado?

Limpeza e cuidado com as roupas
Quem irá lavar suas roupas e limpar sua nova moradia? Vai assumir esse desafio ou irá pagar alguém? Mais uma despesa a considerar em sua lista!

Material didático
Liste em suas despesas a compra de livros, uso de xerox, internet e outros recursos necessários ao seu estudo, mensalmente.

Volta pra casa
Considere ainda o valor da passagem (ônibus ou avião), ou gasto com combustível (e pedágio, em alguns casos), na sua volta pra casa, quando vier visitar sua família. Com qual frequência pretende visitá-los? Tudo isso é importante para compor seu novo orçamento.

A dica é pensar em conjunto, relacionando itens, com base na realidade e rotina de cada família. O resultado será muito melhor com planejamento. Sucesso!

Fonte: Finanças Práticas

Conta Universitária Sicoob Credpit: Uma conta diferente para quem busca benefícios, vantagens e uma vida cooperativa de sucesso.

Sicoob Credpit - Conta Universitaria Cooperativa (1)

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br