Inovação é quando uma ideia atende às necessidades e expectativas do mercado, é sustentável economicamente e oferece retorno financeiro às organizações. Ou seja, toda inovação precisa gerar resultados.

Inovar é pensar diferente - Sicoob Credpit 15 anosNuma organização, muitas vezes, a equipe acredita que a forma como as coisas são feitas é a única forma correta e que deve ser mantida a todo custo. Talvez porque essa equipe se situe em uma zona de conforto que lhe impede de ver outras formas mais eficazes de realizar suas tarefas.

Mas se essa mesma equipe parar um pouco pra pensar, verá que o mercado é dinâmico, e neste cenário é preciso estar atento às oportunidades e adaptar-se ao comportamento e às exigências dos consumidores.

Uma equipe é formada por pessoas de diferentes experiências e formações que, unidas pelo mesmo propósito, podem trazer novas perspectivas que contribuam para o desenvolvimento dos negócios e das organizações. O pensamento inovador faz com as pessoas queiram experimentar outras formas de trabalhar, questionar os padrões e desafiar as convenções, buscando novas maneiras de fazer acontecer e crescer.

Observar um problema com um olhar crítico pode trazer novas respostas para velhas questões. “Por que não fazer diferente?”

E foi pensando em agregar valor, compartilhar experiências e adquirir novos conhecimentos, que o Sicoob Credpit realizou nos dias 21, 22 e 23 de outubro o Seminário “Inovar é Pensar Diferente”, no Centro Social de Pitangui.

1ª noite – O trabalho em equipe

sicoob credpit - seminario out 2015 - paulo storani

Paulo Storani e Antônio José de Freitas (Procópio)

Com uma programação cuidadosamente preparada para os empreendedores associados do Sicoob Credpit, o evento reuniu um grande público durante as três noites.

Na primeira noite, após as boas vindas do responsável pelo marketing da cooperativa e chefe do cerimonial, Sr. Cleuton Melo, foi exibido um documentário institucional com o tema – Sicoob Credpit, 15 anos fazendo história.

Em seguida, o diretor presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credpit, Antônio José de Freitas (Procópio), fez um breve pronunciamento sobre a história da cooperativa.

A palestra da noite ficou por conta do antropólogo e ex-capitão do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais, do Rio de janeiro, Paulo Storani. Como consultor dos filmes “Tropa de Elite” 1 e 2, Paulo Storani abordou amplamente o tema: Trabalho em equipe – Determinação, liderança e perseverança – e dividiu suas experiências, reflexões e conhecimentos com os presentes. Uma palestra muito bem desenvolvida que contou com dinâmicas e a participação ativa de todos os associados que dela participaram.

Paulo Storani destacou ainda que uma boa equipe precisa ter metas claras, pensar diferente e inovar para que suas organizações possam se destacar no mercado de forma sustentável.

 

2ª noite – Homenagem aos fundadores e palestra com Rita Mundim

A segunda noite começou com uma bela homenagem aos 20 fundadores do Sicoob Credpit, que tiveram seus esforços destacados e contados nas palavras do diretor presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credpit, Antônio José de Freitas (Procópio).

Todos os fundadores foram homenageados com uma bonita e exclusiva placa de reconhecimento por suas participações no desenvolvimento da cooperativa que chegou aos seus 15 anos.

Homenagens

sicoob credpit - seminario out 2015 - rita mundim

A economista Rita Mundim

Após as homenagens, a condução do evento passou para a economista Rita Mundim, uma das profissionais brasileiras mais respeitadas em sua área. Ela tratou de disseminar seus conhecimentos sobre economia e mercados de forma clara e objetiva, o que tomou a atenção dos presentes. Rita Mundim falou do atual cenário econômico brasileiro, destacando as oportunidades dentro de um momento de crise econômica. Em suas palavras, lembrou que em momentos de incertezas, a inovação e a busca por novas oportunidades são fatores determinantes para o sucesso de qualquer organização.

Ao final de sua palestra, Rita Mundim abriu espaço para as perguntas dos presentes, momento esse que foi muito concorrido, com a iniciativa dos associados de esclarecer dúvidas e trocar experiências com a profissional.

 

3ª noite – O papel do líder contemporâneo

sicoob credpit - seminario out 2015 - alexandre macedo

O palestrante Alexandre Macedo

A terceira e última noite do seminário foi conduzida pelo filósofo e consultor de negócios, Alexandre Macedo, que destacou o papel do líder contemporâneo.

Com brilhante desenvolvimento, Alexandre Macedo apontou quais as contribuições que um líder moderno deve trazer para as organizações, lembrando que não se pode confundir um líder com uma pessoa que dá ordens, a função do líder é exercer um poder justo e autêntico, que cria estratégias, determina a direção e estabelece as metas que a equipe deve seguir, motivando seu time que, convencidos pela legitimidade das decisões, se empenham para alcançar os melhores resultados.

Após o encerramento do Seminário “Inovar é Pensar Diferente”, os associados foram convidados a participarem de um coquetel de confraternização onde, na oportunidade, puderam trocar ideias sobre os temas abordados durante o evento, considerado pelos associados como muito relevante para suas vidas profissionais, elogiando a iniciativa inovadora do Sicoob Credpit.

 

Painel do associado

sicoob credpit - seminario out 2015 - painel

Vale ressaltar que, na entrada do evento, o coordenação montou um painel em forma de quebra-cabeça onde cada associado presente foi convidado a colar uma das peças para construir a imagem. Esse painel simbolizou a participação dos associados no desenvolvimento do Sicoob Credpit ao longo de seus 15 anos que, após todas as peças encaixadas, destacou a frase: “SOMOS A PEÇA MAIS IMPORTANTE NA HISTÓRIA DO SICOOB CREDPIT.”

Toda a equipe do Sicoob Credpit agradece a presença e a participação dos associados.

 

associar sicoob credpit

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br