Dia do Consumidor (15 de Março): atenção aos seus direitos

Cuidar das finanças pessoais significa analisar, entre outros aspectos, seus hábitos de consumo. Tem observado seus direitos enquanto consumidor?

Figura1

No dia 15 de março se comemora o Dia Internacional do Consumidor, uma excelente oportunidade para refletir sobre as relações de consumo e aprender como economizar. Também chamado Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, foi comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1983. A data foi criada para lembrar direitos e deveres.

Cuidar das finanças pessoais significa analisar, entre outros aspectos, seus hábitos de consumo. Tem observado seus direitos enquanto consumidor?

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. O CDC possibilitou ao consumidor compreender melhor as relações de consumo e ter as condições necessárias para lutar por seus Direitos e fazer com que eles sejam cumpridos.

Ao considerar a data de criação do CDC, fica fácil pensar sobre como as relações de consumo mudaram de lá para cá, sobretudo com o avanço da internet e o crescimento do comércio eletrônico.

Principalmente em função do avanço tecnológico e de tantas mudanças ocorridas neste sentido ao longo dos anos, recentemente o Senado Federal aprovou uma reforma para modernizar e aprimorar o Código de Defesa do Consumidor, que contempla temas como o controle do superendividamento (contratação de crédito), regulação do comércio eletrônico (que inclui a obrigação do fornecedor de informar o consumidor e as autoridades sobre o vazamento de dados e de comprometimento, ainda que parcial), o fortalecimento dos Procons e o combate aos abusos da publicidade. O projeto segue em tramitação.

Você sabia?
Existe uma lei (12.291) que obriga os comerciantes e prestadores de serviços de todo o País a deixarem visível aos consumidores (clientes) uma cópia do CDC, para que possam consultar a qualquer momento.

O Governo Federal disponibiliza o site “Portal do Consumidor” (http://www.portaldoconsumidor.gov.br/), onde é possível, entre outras informações, acessar todos os endereços e telefones de contatos de todos os Procons espalhados pelo País.

Fonte: Finanças Práticas

 

Seguro-Vida-Individual_1920x716px_SemLogo