Para conduzir bem seu planejamento financeiro e manter seu orçamento pessoal em ordem, você precisa, entre tantas outras tarefas, conhecer os meios de pagamento à sua disposição, para utilizá-los da melhor forma.

Figura1

O cartão hoje é sinônimo de praticidade e segurança. Você conhece os diferentes tipos de cartão? Sabe qual a diferença entre cartão de crédito e débito?

Diferença entre crédito e débito

Um cartão de débito tem ligação com sua conta corrente. Quando você usa um cartão de débito, o dinheiro é subtraído da sua conta. Por outro lado, um cartão de crédito é um empréstimo garantido que uma instituição financeira dá a você. Usar um cartão de crédito significa que você pretende reembolsar o valor em uma data pré-definida – e geralmente sem juros, caso você efetue o pagamento de uma só vez.

Com um cartão de débito, você pode fazer compras em muitos pontos comerciais sem ter de levar dinheiro em espécie ou se lembrar do seu talão de cheques. Basta apresentar seu cartão de débito em qualquer lugar que tenha convênio com o seu cartão, que exiba o logotipo do mesmo, e digitar a senha da sua conta corrente. Com o cartão de débito, o valor da compra será deduzido imediatamente de sua conta corrente.

Cartão de crédito como aliado do planejamento financeiro

O cartão de crédito, usado com critério, pode ser um aliado na organização de suas finanças, pois você vê relacionadas, em sua fatura, todas as despesas realizadas no período.

Escolhendo a melhor data para pagamento da sua fatura (opte por pagar sempre o valor total), você se programa melhor e consegue fazer suas compras com mais cautela. O parcelamento de algumas compras também pode ajudar, desde que você controle suas finanças.

Os lojistas hoje podem dar descontos no pagamento com cartão de débito e essa informação deve ser dada ao consumidor, para que decida entre usar cartão de crédito ou cartão de débito.

Assim, planeje-se, ponderando bem suas decisões, sempre com atenção ao seu orçamento, aos compromissos financeiros já assumidos e à sua capacidade de pagamento.

Fonte: Finanças Práticas

 

Sou Mais Sicoob credpit 2017 - blog

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br