A satisfação geral dos consorciados também cresceu de 2016 para 2017.

figura1

Além de possibilitar a aquisição de bens ou serviços, o consórcio também é utilizado como investimento por uma boa parcela dos consorciados. Em pesquisa realizada pela ABAC junto a administradoras associadas, por intermédio da Quórum Brasil, 78% dos consorciados ativos relataram que um “bom investimento” é o que vem à cabeça quando ouvem a palavra consórcio.

Em relação ao levantamento realizado em 2016, houve uma expansão de 12 pontos percentuais. Há um ano, esse contingente representava 66%. Em outra questão da nova pesquisa, o consórcio foi mencionado como meio de aquisição de bem por 46% e investimento por 54% dos consorciados ativos. Esses índices reforçam que o consórcio é um mecanismo de autofinanciamento consagrado no país e mostram que o consorciado planeja seu consumo.

A satisfação geral dos consorciados também cresceu de 2016 para 2017. Considerando os diversos tipos de produtos disponibilizados pelo Sistema de Consórcios, o indicador subiu de 8,10, no ano passado, para 8,21, em 2017. Com a clientela satisfeita, também cresceu a parcela dos que recomendam a marca e o mecanismo consórcio. A parcela dos que recomendariam a administradora de consórcio contratada variou de 79%, no segmento serviços, a 87%, no segmento de motocicletas.

Já os que recomendam o consórcio para aquisição de bens e serviços, variou de 81%, no segmento Imóveis, a 89%, no segmento motocicletas. Por fim, a menção à intenção de comprar novas cotas variou de 52%, no consórcio de máquinas agrícolas (que integra o segmento de veículos pesados), a 63%, nos segmentos Automóveis e Caminhões.

Percepção do consórcio como investimento cresce entre potenciais

Além dos consorciados ativos, a pesquisa também ouviu a opinião de consorciados em potencial. Também entre eles houve crescimento dos que apontam o consórcio como investimento. Passou de 48%, em 2016, para 61%, este ano. A opção “meio adquirir um bem” baixou de 52% para 39%, no mesmo período. Em outra pergunta relacionada, 57% mencionaram o consórcio como bom investimento, alta de dois pontos percentuais em relação a 2016.

img17Para 27% dos consorciados em potencial, o valor da parcela é o atrativo principal mencionado para o caso de futura adesão. Este também foi o principal atrativo do consórcio mencionado por 38,3% dos consorciados ativos – leia o post Planejamento financeiro leva consumidores ao consórcio. Na sequência dos atrativos, apareceram garantia da entrega do bem, com 16,9%, boa imagem da marca, com 14,7%, facilidade de retirar o bem, com 12,8%, e taxa de administração ou custo do consórcio, com 5,1%.

 

A pesquisa da ABAC ouviu 1.405 consorciados e potenciais consorciados em oito cidades no país. O objetivo foi traçar um perfil dos participantes do Sistema de Consórcios, buscando ainda detectar as razões que os levaram a investir e optar pela modalidade para adquirir bens ou contratar serviços.

Fonte: Blog da ABAC

 

Com o consórcio do Sicoob Credpit você consegue fazer aquela viagem inesquecível com sua família, festas, cirurgias plásticas e muito mais! Clique na imagem abaixo ou informe-se em uma de nossas agências.

Sicoob Credpit - Consorcios

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br