Com planos maiores, parcelas acessíveis e diante da possibilidade de escolher a melhor alternativa para o orçamento com uma simples simulação de compra, é que muitos aderem aos consórcios em função da facilidade, da economia e da ausência de burocracia para adquirir um bem.

Figura1

A preferência pelo sistema de consórcios alcançou um total acumulado de 1,100 milhão de adesões contra 1,015 milhão registradas em 2016. O balanço do primeiro semestre ainda contou com R$ 43,92 bilhões (jan-jun/2017) de créditos comercializados, 23,7% acima dos R$ 35,51 bilhões contabilizados anteriormente (jan-jun/2016), de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

É contando com a sorte que muitos dos participantes do sistema de consórcios planejam e programam mensalmente, cada valor investido, uma vez que é preciso estar com os pagamentos em dia para não ter a contemplação prejudicada.

Para quem já faz parte dessa modalidade de compra programada é importante ficar atento aos sorteios mensais e acompanhar as assembleias para não perder nenhuma oportunidade ou informação. Há regras que precisam ser seguidas, mas para ter mais chances de ser contemplado no consórcio e não depender exclusivamente da sorte, a oferta de lance é uma forma de antecipar a contemplação e conquistar a carta de crédito durante as assembleias. É importante ressaltar que somente as cotas que estiverem com seus pagamentos em dia, efetuados até a data de vencimento, poderão participar das assembleias independente de ser por sorteio ou lance.

Sorteio

O sorteio é realizado através de globo esférico e são retiradas 10 bolinhas, sendo que a 10ª bolinha é o número sorteado, e as demais consideradas reservas na ordem inversa. Na hipótese do 10º número já ter sido contemplado ou não estar apto, será declarado contemplado o 9º e assim sucessivamente, até o primeiro número retirado do globo.

Lance

Existem três modalidades de lance e para confirmar o pagamento desse recurso com o benefício do FGTS ou Plano Troca de Chaves, o consorciado deverá entrar em contato com os canais de atendimento, em até 5 (cinco) dias corridos após a contemplação. Confira na sequência:

Lance Livre: você oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance Fixo: você oferta o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Temos uma facilidade para você! No lance fixo você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance de antecipação: você pode antecipar o valor que desejar e o saldo acumula para possível oferta de lance ou abatimento de parcelas, o importante é poupar.

As regras estabelecidas por cada administradora podem ser diferentes. Por isso, é importante analisar todas as cláusulas contratuais antes de tomar qualquer iniciativa.

Como funciona o consórcio imobiliário

Para esclarecer como funciona um consórcio imobiliário, a modalidade de compra programada conta com parcelamento integral e sem juros. Em grupos, formados por pessoas físicas ou jurídicas, os participantes se reúnem com um objetivo comum, o de adquirir um determinado bem. Os grupos são gerenciados por uma administradora. A empresa ficará responsável por toda a parte administrativa, contratos, sorteios e entregas das cartas de crédito.

Com planos maiores, parcelas acessíveis e diante da possibilidade de escolher a melhor alternativa para o orçamento com uma simples simulação de compra, é que muitos aderem aos consórcios em função da facilidade, da economia e da ausência de burocracia para adquirir um bem. Mesmo de maneira parcelada, com a carta de crédito em mãos, o consorciado tem o poder de negociar a aquisição do bem à vista, o que lhe confere mais poder na hora de comprar. A carta de crédito corresponde ao valor do bem pelo qual o consorciado se empenhou em pagar.

Carta de crédito para consórcio imobiliário

Quando o consórcio é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central, é capaz de proporcionar segurança em todas as etapas. Com o objetivo bem definido, é possível usar o crédito do consórcio para comprar qualquer bem pertencente à categoria de seu grupo. Dessa forma, se você fez um consórcio para adquirir um imóvel, após a contemplação, poderá usar o crédito para adquirir qualquer casa, apartamento, terreno ou imóvel na planta que mais desejar. Essa flexibilidade ajuda aqueles que ainda não foram contemplados e estão com dúvida sobre o que adquirir com a carta de crédito.

Quando a carta de crédito é liberada, uma análise é realizada para garantir a saúde financeira do grupo, sem que haja prejuízos no saldo e aos demais cotistas ainda não contemplados.

Se houver a necessidade de realizar alguma alteração no valor do crédito, é possível fazê-la até 5 dias após a data da contemplação, respeitando ainda, as regras do grupo. Com a solicitação processada em sistema, não será possível cancelar o aumento. Para entender mais sobre esse assunto, consulte as regras da sua administradora de consórcios.

Fonte: Consórcio de Imóveis

 

Com o consórcio do Sicoob Credpit você consegue fazer aquela viagem inesquecível com sua família, festas, cirurgias plásticas e muito mais! Clique na imagem abaixo ou informe-se em uma de nossas agências.

Sicoob Credpit - Consorcios

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br