Como economizar dinheiro? Antes de começar a poupar: organize suas finanças pessoais!

Figura1

Estabilidade financeira! Conquistá-la exige um primeiro passo: poupar dinheiro. Embora o orçamento familiar esteja apertado, ou até mesmo no vermelho, a boa notícia é que tudo é possível com simples mudanças de comportamento.

Planilha para poupar dinheiro mensalmente
Detalhe em uma planilha de gastos pessoais todas as despesas do mês, incluindo dívidas em atraso e seus respectivos juros.

O importante nesta etapa é entender quais são os gastos fixos e variáveis (fixos que não mudam e variáveis que podem ser reduzidos) e aqueles que estão mais ligados ao estilo de vida (que podem ser revisados).

Renegociar ou quitar dívidas altas
Dívida cara, com altas taxas de juros, pode ser trocada por linhas mais baratas, como crédito consignado ou empréstimo pessoal.

Recursos extras como 13º salário, bônus, saldo da conta inativa do FGTS etc. são boas alternativas para se livrar dos juros abusivos. Negocie tudo com pagamento à vista para obter descontos significativos.

Controle seus gastos mensalmente
Agora que você já sabe exatamente para onde o seu dinheiro vai, é hora de repensar os gastos mensais e enxergar formas de economizar dinheiro.

Contas do lar: organizar e reduzir gastos
Conta de energia elétrica, água, gás e telefone podem ser reduzidas com disciplina e hábitos mais sustentáveis. É possível economizar dinheiro no supermercado. No lugar de fazer compras mensais, compre semanalmente para aproveitar promoções. Ir a feiras e adquirir produtos a granel também fará bem ao seu bolso.

Gastos com remédios
Muitos planos de saúde mantêm convênios com redes de farmácia oferecendo descontos relevantes, sem contar que medicamentos genéricos continuam sendo grande fonte de economia.

Custos invisíveis
Atenção aos pequenos gastos do dia-a-dia, que são imperceptíveis e que, controlados, podem ser reduzidos e gerar grande diferença no seu orçamento, ao longo de alguns meses.

Economia sustentável
Sites de carona são cada vez mais comuns para economizar no combustível na hora de ir para o trabalho. Quebrou um aparelho em casa? Pense em consertar antes de comprar um novo. Achou caro um sofá novo? Invista em objetos seminovos. Vai usar só uma vez? Peça emprestado a um amigo.

Diversão e cuidados para todos
A variedade de sites que oferecem cupons para eventos culturais, restaurantes, academias e viagens é enorme. Pense na possibilidade de se exercitar ao ar livre, optar por eventos gratuitos e realizar encontros em casa. Gastos no cartão de crédito também podem salvar as férias, na troca de pontos por passagens aéreas.

Como poupar dinheiro?
Com as contas em ordem, já se torna possível poupar. Comece separando 10% da sua renda mensal e tenha disciplina. Não espere sobrar dinheiro na conta. Assim que cair o salário, transfira o dinheiro para a aplicação escolhida. Encare este valor como mais uma conta do mês.

Estabeleça uma meta a ser alcançada. O tamanho de uma poupança mínima ideal varia de 3 a 6 salários. Além dos depósitos mensais, aproveite para incrementar o saldo com rendas extras, como 13º salário, férias, bônus, restituição do IR etc.

Lembre-se que a meta não vale apenas para poupar dinheiro. Tenha metas de despesas também. Para evitar recaídas e não gastar mais dinheiro do que o planejado, uma dica importante: tente sair de casa conhecendo muito bem a saúde do seu orçamento. Boa sorte!

Fonte: Finanças Práticas

 

A melhor maneira de garantir um futuro tranquilo é começar a poupar agora. Dê vida longa ao seu dinheiro! Abra uma poupança no Sicoob Credpit.

poupanca2017_banner_estatico_interno_960x260px_final

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br