Figura1

Criadas para facilitar a transferência entre diferentes bancos (tanto para o próprio titular quanto para terceiros), as operações DOC e TED são a saída mais segura para quem deseja evitar o transporte de dinheiro e as longas filas nas agências. Mas, afinal, qual a diferença entre DOC e TED?

Como fazer transferência bancária (DOC)?

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) é utilizado como opção para transferências de um banco para outro de até R$ 4.999,99. Quando realizada até as 21h59 de um dia útil, a operação é compensada no dia útil seguinte. Após este horário e aos finais de semana e feriados, o dinheiro entra na conta do destinatário apenas no segundo dia útil.

Por ser uma transação bancária não realizada em tempo real, é possível cancelar um DOC junto ao banco, respeitando os prazos de cada instituição, o que torna a opção mais segura sob este aspecto.

TED (Transferência Eletrônica Disponível)

Criada em 2002 pelo Banco Central, a TED surgiu para dar velocidade às transferências de valores acima do limite máximo do DOC. No entanto, o limite mínimo para TED não existe mais. Agora é possível transferir qualquer valor para outro banco no mesmo dia.

Nesta modalidade, o dinheiro fica disponível na conta do recebedor em poucos minutos, atendendo bem às necessidades de quem precisa realizar transferências bancárias rápidas. Mas, por ser uma transação imediata, não é passível de cancelamento pelo banco.

Vale lembrar que é necessário respeitar horário para realizar uma TED: até as 17h, a compensação acontece no mesmo dia. Caso contrário, fica agendada automaticamente para a manhã seguinte.

Taxa de transferência entre bancos

Cada banco define o valor cobrado por cada transação, o que pode determinar a escolha por uma ou outra opção e responder à questão: “quando fazer TED ou DOC?”. Transações bancárias via internet e caixas eletrônicos são mais baratas do que as realizadas presencialmente em agências.

Há ainda ofertas de pacotes de tarifas mensais que incluem um número determinado de operações gratuitas ou até mesmo sua isenção total. Pesquise as regras do seu banco para escolher a melhor opção para você.

Fonte: Finanças Práticas

 

Sicoob Credpit - Conta Universitaria Cooperativa (1)

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br