Separar as contas bancárias de pessoa física e jurídica é fundamental para a saúde financeira do negócio.

Figura1

A pesquisa “Relacionamento bancário e regularidade fiscal”, realizada pelo Sebrae em outubro de 2016, mostrou que a maioria dos Microempreendedores Individuais (MEI) de Minas Gerais tem conta de pessoa física. Dos 400 MEI ouvidos, 87% têm conta bancária, mas 52% desse total possuem apenas conta de pessoa física.

O analista do Sebrae Minas Marcelo Barroso explica que essa atitude pode prejudicar os negócios. “Apesar de apresentarem valores um pouco mais altos do que as de Pessoas Físicas (PF), as contas bancárias específicas para Pessoas Jurídicas (PJ) compensam, porque oferecem serviços mais amplos, crédito mais vantajoso, taxas de juros mais baixas e produtos financeiros específicos para PJ, que não são disponibilizados para PF”, diz.

É bom lembrar que um dos maiores problemas enfrentados na gestão de micro e pequenas empresas é o descontrole financeiro. Movimentar uma única conta para as finanças pessoais e para a empresa dificulta a gestão e pode até a inviabilizar o negócio. De acordo com Marcelo, os maiores problemas decorrentes dessa mistura são:

  • Dificuldade na elaboração dos controles financeiros (contas a pagar e a receber, fluxo de caixa tanto pessoal quanto da empresa). No caso da pessoa jurídica, isso pode impactar no atraso de pagamentos de fornecedores, impostos, folha de pagamento, etc. Empresas que não fazem a gestão financeira correm mais risco de enfrentar problemas de caixa, já que a incapacidade de pagamento gera endividamento.
  • Incerteza sobre a visão de futuro do negócio, por desconhecimento da real situação da empresa.
  • Impossibilidade de antecipar imprevistos e saber se o recurso disponível no caixa pode, ou não, ser investido no mercado ou na própria empresa.
  • Inviabilidade de acessar produtos e serviços específicos para pessoa jurídica, que são distintos dos oferecidos a pessoas físicas.

Fique atento

A separação das contas permite conhecer a real situação financeira, tanto do negócio, quanto da vida pessoal. Antes de abrir uma conta para a empresa, é importante pesquisar e comparar custos e tarifas. Também vale verificar se os produtos e serviços estão adequados à realidade da empresa. “Os pacotes e os valores variam bastante entre as instituições financeiras, por isso é importante pesquisar todas elas, inclusive as cooperativas de crédito que ofertam produtos e serviços similares aos dos bancos”, afirma Marcelo.

Fonte: Sebrae MG

 

sicoob efetivacao pj

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br