Ao exercer sua profissão por contra própria, o profissional liberal deve estar ciente de que isso lhe coloca em uma posição bastante delicada por diversos motivos.

Figura1

Quem já atuou como profissional liberal conhece as muitas vantagens que esse tipo de trabalho oferece: autonomia, liberdade para gerir suas tarefas, flexibilidade de horários e, em alguns casos, poder trabalhar de casa ou mesmo viajando.

No entanto, a vida do profissional liberal também não é um mar de rosas e conta com algumas desvantagens. Talvez a mais evidente de todas elas seja o risco a que o trabalhador se expõe ao não estar amparado por um contrato de trabalho nos termos da CLT.

Com isso em mente elaboramos um post especial sobre seguro para profissionais liberais. Vamos abordar especialmente o que você pode fazer para manter os riscos associados à atividade sob controle, de modo a desfrutar de todas as vantagens sem precisar esquentar a cabeça.

O que é, exatamente, um profissional liberal?

Profissional liberal é aquele que tem total liberdade para exercer sua profissão, sendo o único que possui autorização e capacitação técnica ou científica para o exercício da atividade em questão, independentemente de trabalhar por conta própria ou como empregado em uma empresa. Como exemplo, poderíamos pensar nos médicos, dentistas, contadores, advogados e jornalistas.

Para os fins deste post, no entanto, vamos utilizar o termo “profissional liberal” com um significado mais próximo daquele que estamos mais acostumados no dia a dia, ou seja, aquele profissional que trabalha por conta própria, isto é: de forma autônoma.

Entendendo os riscos envolvidos na atividade do profissional liberal

Ao exercer sua profissão por contra própria, o profissional liberal deve estar ciente de que isso lhe coloca em uma posição bastante delicada por diversos motivos. Em primeiro lugar porque não está amparado pela cobertura do INSS e mesmo que ele contribua existe um teto para o recebimento desse tipo de benefício, que visa apenas não deixar o trabalhador completamente desamparado e não manter o seu padrão de vida.

Ademais, diferentemente do profissional que trabalha em uma empresa, que pode ser temporariamente substituído por outro com habilidades semelhantes no caso de um acidente ou doença, o profissional liberal pode ter um prejuízo bastante grande caso venha a ser acometido por uma doença que o impeça de trabalhar durante alguns dias.

Em alguns casos mais severos, pode até perder a remuneração de um mês inteiro de trabalho, caso não entregue suas tarefas prontas dentro do prazo pactuado com o cliente.

Outro aspecto que tira o sono de muitos profissionais liberais é a imensa responsabilidade que recai sobre os seus ombros no que diz respeito aos resultados que alcança com seu trabalho. Qualquer profissional de qualquer área está sujeito a cometer um erro, prejudicando o cliente ou terceiros.

Quando o trabalhador é funcionário de uma empresa esse tipo de responsabilidade recai sobre a empresa que presta o serviço ou fornece o produto em questão. A empresa por sua vez pulveriza esse risco entre os diversos profissionais que estão à sua disposição, ajudando a torna-lo mais suportável.

Agora, imagine, por exemplo, um dentista autônomo que comete um erro durante um procedimento cirúrgico realizado em um paciente. Além de todo o dano causado à sua reputação, certamente terá que reparar todos os prejuízos causados, incluindo danos morais, materiais, estéticos e também honorários de advogados e custas judiciais caso o cliente decida ajuizar uma ação na Justiça para exigir seus direitos.

Que tipos de coberturas podem ser úteis para um profissional liberal?

Diária por incapacidade temporária

Uma das coberturas mais interessantes para o profissional liberal é a chamada “diária por incapacidade temporária (DIT)”, ela costuma ser uma cláusula adicional que pode ser contratada pelo segurado no âmbito do seguro de vida.

Com a DIT, o profissional liberal que se encontrar impossibilitado de trabalhar por motivo de doença ou acidente tem o direito de receber diárias compatíveis com a sua remuneração até que sua saúde volte ao normal e a sua capacidade para o trabalho seja reestabelecida.

Seguro automotivo

Muitos profissionais, como representantes comerciais ou corretores de imóveis dependem da utilização de um veículo próprio para realizarem o seu trabalho. Por isso, caso o carro fique parado em uma oficina mecânica, o prejuízo é duplo: terá que arcar com os custos do conserto e ainda por cima deixará de ganhar por não poder trabalhar.

Recomenda-se, portanto, um seguro automotivo que assegure o pagamento de uma indenização em caso de perda total ou reparos sérios no veículo, mas o seguro pode contar também com outros serviços para maior comodidade, como assistência 24 horas, reboque e também a disponibilização temporária de outro veículo para que possa ser utilizado enquanto o carro do profissional liberal estiver parado na oficina

Seguro de responsabilidade civil

O chamado seguro de responsabilidade civil é um dos mais importantes para todo e qualquer profissional liberal. O Código Civil brasileiro estabelece que “aquele que por ato ilícito causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”.

Com a contratação de um seguro de responsabilidade civil, a seguradora arca com todas as despesas resultantes de eventuais condenações judiciais a reparar os danos causados a clientes ou terceiros que possam vir acorrer como resultado da atividade profissional exercida.

Mas atenção: a proteção a esse risco se limita à esfera civil, isto é ao dever de reparar financeiramente os danos causados, mas o profissional pode ser responsabilizado também na esfera administrativa (perante a entidade de classe que controla a atuação dos profissionais da área) e também na esfera criminal, caso a conduta seja mais grave.

Morte natural ou acidental

Trata-se de uma modalidade importante para quem é o provedor da família. É claro que ninguém gosta de falar de morte, mas o fato é que ela é uma possibilidade que nos acompanha a todo o tempo.

O seguro com cobertura para a morte tem como objetivo não deixar a família do segurado desamparada caso ele venha a faltar. Alguns seguros incluem também assistência para o funeral, de modo a deixar a família, que já se encontra bastante fragilizada, em uma posição com um pouco mais de conforto.

Seguro para imóveis

Se o exercício da profissão depende de um imóvel, como um consultório ou um escritório em que atendemos os clientes, é muito importante colocar esse patrimônio sob a proteção de um seguro. Imagine ter que arcar com imensos prejuízos materiais e ainda por cima ficar sem a possibilidade de trabalhar.

Por fim, vale ressaltar, ainda, que um bom seguro para profissionais liberais não traz benefícios apenas mediante a ocorrência de um sinistro que o impeça de exercer suas funções ou que possa acabar com sua carreira.

Um dos maiores benefícios de contratar esse tipo de seguro é melhorar a qualidade de vida do profissional no presente, mesmo que nenhuma fatalidade venha a ocorrer.

Isso acontece porque a tranquilidade e a paz de espírito fazem uma diferença muito grande no ânimo do trabalhador e consequentemente na qualidade de seus relacionamentos sociais, familiares e, é claro, profissionais.

Fonte: Blog Mongeral Aegon

Dê o primeiro passo na direção de um bom negócio! Visite uma agência do Sicoob Credpit e conheça todos os benefícios de nossos seguros.

BannerSite_Seguros_Geral_1920x716px_SemLogo

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br