Cooperativas de crédito demonstram a credibilidade do modelo.

Figura1

Quando se trata de cuidar do seu dinheiro, você certamente vai procurar uma instituição sólida e confiável, certo? Pois as cooperativas financeiras oferecem tudo isso e muito mais. Veja só:

Cooperativas de crédito são instituições financeiras com serviços e produtos bem similares aos de um banco comum – cartões, contas, aplicações, financiamentos, investimentos, etc. A principal diferença está no modelo cooperativista em si, em seus valores e princípios.

Em uma cooperativa, todos são sócios com os mesmos poderes, direitos e deveres. A instituição não visa lucro para uma minoria de acionistas, mas sim proporcionar melhores condições e melhores taxas para todos os associados que, inclusive, recebem as sobras anuais da cooperativa, caso existam.

E a solidez do cooperativismo é comprovada. O crescimento do modelo demonstra isso. No caso do cooperativismo de crédito, por exemplo, já são 57 mil instituições, espalhadas por 105 países nos seis continentes, atendendo 233 milhões de associados.

No Brasil, já são 980 cooperativas de crédito de Norte a Sul, com mais de 6 milhões de cooperados. Isso sem falar nos mais de 46 mil postos de empregos gerados pelas cooperativas financeiras brasileiras.

Quer saber outras características do cooperativismo que comprovam a credibilidade do modelo? Veja só:

– Fundo Garantidor

Assim como os bancos comuns contam com o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), as cooperativas financeiras contam com o FGCoop (Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito). Em ambos os casos, o valor é de até R$ 250 mil por CPF.

Ou seja, associados de cooperativas contam com a mesma segurança de clientes bancários, em casos de quebra da instituição.

Aliás, as cooperativas também são monitoradas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central do Brasil. Você pode, inclusive, ter o histórico de todas as cooperativas regulamentadas no site do Banco Central e até comparar as informações trimestrais de todas elas. (Acesse, selecione o mês e em Relatórios escolha ‘Resumo’. Em seguida, é só marcar as caixas correspondentes às Cooperativas).

– Auditorias e outros sistemas de controle

Para garantir a eficácia de todos os seus processos e a conformidade das atividades com os princípios do modelo, as cooperativas também costumam contar com um sistema de auditoria e/ou supervisão.

Um bom exemplo é o do Sicoob SC/RS, que conta com uma Gerência de Supervisão, responsável por realizar auditorias diretas, auditorias indiretas, inspetorias e análise de demonstrações contábeis.

Além disso, a instituição ainda conta com um Sistema de Controles Interno e Risco Operacional (Scir), visando assegurar que as atividades de controles internos desenvolvidas pelas cooperativas singulares estejam em conformidade com as diretrizes divulgadas através das políticas internas, e o cumprimento das leis e regulamentações estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores.

Como donos do negócio, os cooperados merecem atendimento especial e dedicado, igualitário entre todos, independente do capital que tenham investido.

– Participação em assembleias e direito à informação

Como em uma cooperativa você é um dos donos, você pode participar das decisões da instituição.

Assim, todos os associados devem conhecer o Estatuto Social da cooperativa, todos têm direito a participar das assembleias, opinar e votar. Os associados podem pedir esclarecimentos aos conselhos de administração e/ou fiscal.

Em uma cooperativa, a gestão é democrática e transparente, e o melhor: você participa. Ou seja, você tem mais confiança, informação e poder de decisão para cuidar do seu dinheiro com mais vantagens.

– Contato mais próximo

Devido à própria organização das cooperativas (em cooperativas singulares, centrais e confederações ou sistemas), a estrutura encontrada em uma cooperativa singular, por exemplo, costuma ser mais enxuta que em um banco comum

Isso permite um contato mais próximo e atencioso com os cooperados. Que, aliás, como donos do negócio, merecem atendimento especial e dedicado, igualitário entre todos, independente do capital que tenham investido.

Com a proximidade, a confiabilidade também aumenta. Você tem mais facilidade para esclarecer dúvidas, fazer transações e obter informações. Ou seja, fica mais fácil cuidar do seu dinheiro.

– Taxas menores por produtos e serviços financeiros

Além da solidez e credibilidade do modelo cooperativista, outro atrativo das cooperativas de crédito são as taxas cobradas pelos produtos e serviços financeiros, bem inferiores a de bancos comuns.

Como as cooperativas não visam lucro, podem cobrar taxas mais justas. O crédito mais barato é um bom exemplo disso. E o fato do cooperado ser associado da instituição, ainda aumenta as facilidades. Aliás, quanto mais o cooperado opera com a cooperativa, mais pode receber como resultados. Afinal, no caso de haver sobras, elas são divididas entre os associados, proporcionalmente às suas participações.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

Sicoob faca parte

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br